ESPECIAIS
 

  a polêmica da soja 

 
   
    LEIA TAMBÉM 
  » Opinião do Vida Vegetariana sobre o assunto
  » Artigo: Estudo japonês afirma que soja reduz riscos cardíacos em mulh...
   
 

COMO COMEÇOU A POLÊMICA
A jornalista, pesquisadora e escritora Sonia Hirsch cedeu uma entrevista ao site CorreCotia em que ela diz ser totalmente contra o consumo de soja, a não ser nas formas fermentadas que são apresentadas através do misso, shoyu, tempê e natô. Em 1983 Sonia lançou seu primeiro livro, Prato Feito, em que já afirmava que o consumo de soja em forma de feijão não era aconselhável.

Sonia diz na entrevista que está "revoltada com a forma que as pessoas andam consumindo a soja nos últimos anos", tanto em forma de bebidas, comidas, quanto no auxílio de tratamentos médicos. Segundo ela, quem consome uma quantidade muito alta de soja, tem indisposições, pode vir a ter problemas na tireóide e ainda: durante a produção dos subprodutos da soja forma-se uma substância chamada ácido glutâmico que pode prejudicar nossos neurônios.

A jornalista questiona Sonia quanto ao fato de no oriente os casos de câncer(principalmente entre mulheres) serem bem menor que no ocidente(já que lá o consumo de soja - de todas as formas - é muito grande). A entrevistada rebate dizendo que a população oriental come soja, mas também deixa de ingerir muitos outros alimentos de origem animal, que segundo ela, são os verdadeiros prejudiciais à saúde do ser humano.

Quando questionada sobre o uso da soja para amenizar sintomas da menopausa e também para a reposição hormonal natural, Sonia rebate dizendo: "Os fitoestrógenos da soja atrapalham as funções endócrinas, têm o potencial de causar infertilidade e de promover câncer de seio em mulheres adultas. São poderosos agentes inibidores da tiróide, causando hipotiroidismo e podendo provocar câncer de tiróide".

A POLÊMICA NA INTERNET
Numa comunidade do site de relacionamentos Orkut, um dos tópicos fala a respeito dessa entrevista de Sonia Hirsch. Uma participante do tópico escreveu que Sonia havia baseado suas idéias anti-soja num estudo desenvolvido pela Weston A. Price Foundation. Um outro participante diz ter acessado o site da fundação e constatou que a Weston A. Price Foundation tem suas razões para condenar o consumo de soja: "não estão preocupados somente com a saúde das pessoas, mas querem defender produtos animais na dieta, provavelmente por terem estes hábitos e sentirem-se saudáveis desta forma. Pelo que está escrito lá no site deles, na página inicial (À Respeito da Fundação) parece-me um lobby de fazendeiros produtores de laticíneos e carne (orgânicos), contrários ao uso de produtos industrializados. É claro, pra eles é importante atacar de frente o alimento mais usado por quem decide deixar de comer carne ou usar laticíneos: A SOJA".

Veja aqui a opinião do Vida Vegetariana a respeito do assunto.


  LEIA TAMBÉM 
  » Opinião do Vida Vegetariana sobre o assunto
  » Artigo: Estudo japonês afirma que soja reduz riscos cardíacos em mulh...