ARTIGOS
 
Redação Vida Vegetariana - com informações da Cardiol.br
  02/09/2008 - 09h36
 
     

INDIQUE ESTA PÁGINA

IMPRIMIR PÁGINA
COMUNICAR ERRO
 
Dieta vegetariana tem o mesmo poder de medicamentos na redução do mal colesterol, diz estudo americano
 

A Associação Médica Americana divulgou na semana passada um estudo em que afirma que dietas com baixo teor de gordura animal ajudam no combate ao colesterol, tendo o mesmo efeito de uma medicação.

A dieta vegetariana, que é rica em fibras e livre de gorduras animais, segundo o estudo, ajudaria a diminuir as taxas do mal colesterol(LDL).

O Jornal da Associação Médica Americana diz ainda que a dieta tem o mesmo poder que um medicamento para diminuir o nível de colesterol no sangue.

De acordo com o estudo, cerca de 29% dos participantes que eram vegetarianos apresentaram redução de colesterol, enquanto 31% dos pesquisados apresentaram os mesmos resultados a partir de um tratamento medicamentoso.

"O resultado obtido pelos vegetarianos é explicado pela forte presença de frutas, legumes e verduras na dieta (ricos em antioxidantes) e pela ausência de gordura animal", afirma o nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração (HCor). Segundo o médico, a placa de gordura só se deposita na parede das artérias quando o LDL é oxidado. "Por isso é tão importante consumir substâncias antioxidantes", diz.

Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia em 20 cidades, incluindo São Paulo, 40% da população apresentou níveis de colesterol entre 200 e 240 miligramas por decilitro de sangue. O ideal é que a taxa não ultrapassasse 200mg/dl. "Apesar de estar acima do recomendado, esse percentual de brasileiros é o que mais pode se beneficiar da dieta como tratamento", garante Marcus Bolivar Malachias, coordenador do Selo SBC/Funcor de Qualidade de Alimentos.

O nutricionista George Guimarães, da Nutriveg Consultoria, explica que o vegetarianismo causa problemas ao organismo apenas quando mal usado. "Não existe nada de tão essencial à saúde humana que não possa ser encontrado nos vegetais. É só saber quanto deve ser consumido", garante.


  LEIA TAMBÉM 
  » Dieta vegan protege pessoas com artrite

  » Estudo mostra que 7,3 milhões de americanos são vegetarianos
  » Estudo canadense mostra que estudantes que consomem bastante frutas e legumes têm melhor desempenho escolar
  » Segundo estudo inglês, mulheres que comem carne têm mais chances de ter câncer de mama
  » Universidade apresenta estudo comparativo entre vegetarianos e onívoros