| |
Universidade apresenta estudo comparativo entre vegetarianos e onívoros
A Universidade Federal do Espírito Santo
divulgou o resultado de um estudo realizado em 2007 pelos pesquisadores
Rita de Cássia Moreira de Almeida Teixeira, Maria del Carmen Bisi
Molina, Eliana Zandonade e José Geraldo Mill.
O estudo analisou o risco cardiovascular em vegetarianos e
onívoros(indivíduos que comem carne) residentes na Grande Vitória/ES, na
faixa etária dos 35 a 64 anos. Ao todo, 201 indivíduos foram analisados,
sendo 67 vegetarianos (73% destes ovo-lacto-vegetarianos) há no mínimo 5
anos, e 134 onívoros.
Os valores de pressão arterial, glicemia de jejum, colesterol total, LDL
e triglicerdes foram mais baixos entre os vegetarianos.
O estudo conclui que os vegetarianos apresentam menor risco
cardiovascular e que a alimentação onívora desequilibrada, com excesso
de proteínas e gorduras de origem animal, pode estar implicada, em
grande parte, no desencadeamento de doenças, especialmente no risco
cardiovascular.
|