ARTIGOS
 
Redação Vida Vegetariana
04/12/2007 - 12h17

INDIQUE ESTA PÁGINA IMPRIMIR PÁGINA COMUNICAR ERRO

 
  Estudo japonês afirma que soja reduz riscos cardíacos em mulheres

Um estudo japonês, comandado pelo Ministério da Saúde daquele país, demorou 13 anos para chegar a uma conclusão: a soja reduz os riscos de doenças cardíacas em mulheres. Isso se dá pela grande quantidade de isoflavona e vitamina E presentes no grão.

Em 1990 os testes começaram
com 40.462 japoneses de ambos os sexos, com idades entre 40 e 59 anos, e que não fossem vítimas de câncer, nem de doenças cardíacas. Homens e mulheres foram divididos em cinco grupos, em função da quantidade de soja consumida diariamente.

O estudo mostrou que o risco de apoplexia ou de crise cardíaca era de 0,39 nas mulheres que consumiram mais soja, contra 1 para aquelas que consumiram a menor quantidade. A diferença é ainda maior - de 0,25 para 1 - no grupo das que já estão na menopausa.

Em contrapartida, a pesquisa não expôs nenhuma grande alteração entre os cinco grupos masculinos.

As mulheres que registraram o menor risco de desenvolver problemas cardíacos consumiam, por dia, o equivalente a 45 gramas de natto (soja fermentada) ou cerca de 100 gramas de tofu (queijo de soja).

Outros elementos, como as algas, por exemplo, somadas à soja, também contribuem para aumentar as defesas do organismo, destacou Yoshihiro Kokubo, pesquisador do Centro Nacional Cardiovascular, citado pelo jornal "Asahi".


  LEIA TAMBÉM 
  » A polêmica da soja